Campinas, SP, 28 (AFI) – A Copa Libertadores da América 2024 terá neste meio de semana a decisão definitiva de quais serão os dezesseis clubes que estarão classificados para a fase mais difícil da competição, a dos mata-matas. Os clubes brasileiros, até agora, fizeram bonito nesta disputa e cinco deles já garantiram vaga na próxima fase (Botafogo carioca, Atlético Mineiro, Fluminense, São Paulo e Palmeiras).
Na rodada deste meio de semana, será a vez do Flamengo tentar assegurar seu lugar, em jogo contra o Milionários, no Maracanã. Tem tudo para ganhar. A sexta rodada da fase de grupos começa nesta terça-feira, dia 28 de maio, às 19 horas, com quatro jogos: LDU x Universitário, do Peru, Junior Barranquilla x Botafogo carioca, Penarol x Rosário Central e Atlético Mineiro x Caracas. Às 21 horas, mais dois jogos: Flamengo x Millonários e o Bolivar x Palestino. Nestes jogos, considero favoritos Flamengo, Bolívar e Atlético Mineiro. Nos outros jogos, tudo pode acontecer.
FLUMINENSE E SÃO PAULO
Na quarta-feira, dia 29, às 21h30, Fluminense x Alianza de Lima, Cerro Porteño x Colo Colo, São Paulo x Talleres e Barcelona do Equador x Cobresal. Os dois brasileiros, Fluminense e São Paulo são favoritos em seus jogos. Também o Penarol deve vencer fácil. Nas outras partidas, no entanto, há muito equilíbrio e tudo pode acontecer. Na quinta-feira, dia 30, às 19 horas, Palmeiras x San Lorenzo e Independiente Del Valle x Liverpool do Uruguai.
Às 21 horas, River Plate x Tachira e Libertad do Paraguai x Nacional do Uruguai. Considero favoritos nestes jogos, Palmeiras, Independiente Del Valle, River Plate e Nacional. Dificilmente estes quatro clubes deixarão de vencer, porque, na prática, são bem superiores aos seus adversários.
O Palmeiras, que já está classificado por antecipação, luta para chegar aos 16 pontos, o que lhe daria possivelmente a liderança nos pontos ganhos entre todos os clubes que disputam essa Libertadores. Lembro que Grêmio e Internacional, de Porto Alegre, tiveram jogos adiados, mas só os cumprirão no mês de junho.
TIMÃO NA SUL-AMERICANA
CORINTHIANS x Racing, do Uruguai, é o jogo mais atraente da sexta rodada da COPA SUL-AMERICANA, fase de grupos. O Timão precisa vencer para assegurar o primeiro lugar no seu grupo. Mas, mesmo que venha a perder o jogo, estará classificado. O jogo começa às 19 horas, na Arena de Itaquera.
No mesmo horário, Argentinos Juniors e Nacional, do Paraguai, jogam na Argentina. A equipe da casa é favorita. Às 21h30, o Racing Clube pega o Sportivo Luqueño, como franco favorito. No mesmo horário, ainda jogam Coquinho e Red Bull Bragantino. Quem vencer, passa para a próxima fase como primeiro do grupo. Na quarta-feira, dia 29, às 19 horas, o Lanús recebe o Cuiabá, como favorito, enquanto o Graciliaso visita o Metropolitano com muita chance de surpreender.
Às 21 horas, mais quatro jogos. Defensa Y Justicia x Vallejo, Independiente de Medellín x Always, Boca Juniors x Nacional Potosi e Fortaleza x Trinidense. Os mandantes tem tudo para vencer sem levar susto. Finalmente, na quinta-feira, dia 30, às 19 horas, jogam Athlético PR e Ameliano e Danubio x Rayo Zuliano, do Uruguai. O Furacão, em casa, deve ganhar com sobras. Danúbio também não deve ter problemas para faturar os três pontos.
Às 21 horas, o Cruzeiro encara o Universidad do Equador, que é o líder de seu grupo. Se vencer, o time de Minas assume a liderança do grupo B. Também jogam neste horário, Calera e Alianza FC. Time mandante é favorito.