Mesmo vindo de derrota, Vicente Luque terá um compromisso importante pela frente no UFC. Em agosto, em Abu Dhabi (EAU), o brasileiro vai medir forças com o veterano Nick Diaz pelos meio-médios (77 kg). E, assim como parte da comunidade do MMA, ‘The Silent Assassin’, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (veja acima ou clique aqui), revelou que também ficou surpreso com o anúncio da luta feito por Dana White.
E a posição do atleta faz sentido. Se Vicente é um profissional ativo no octógono, Nick raramente atua. A última vez que o veterano competiu foi em 2021 e, anteriormente, pisou no cage em 2015. Apesar da inatividade, o ‘bad boy’ é uma figura popular do MMA e possui status de lenda para parte dos fãs. O americano foi campeão dos meio-médios do Strikeforce e disputou o título linear e interino do peso no UFC. Justamente por isso, Luque explicou que não pensou duas vezes em aceitar o duelo, pois sempre acompanhou Diaz e admirou seu estilo e sua personalidade.
“Foi uma surpresa boa. Eu entrei no UFC em 2015 e acompanhava antes. Para mim, ele é uma lenda, um cara que sempre sonhei em lutar. É um grande nome, isso que faz sentido. Olhando a última luta, ele não lutou da melhor forma, mas todos param para ver. Acho que isso sempre vai fazer sentido. Essa luta me alavanca e será um lutão. Ele tem muita história. Além de querer enfrentá-lo, quero ter esse nome no currículo, um cara do calibre dele, que lutou com GSP e Anderson. Me acrescenta muito com certeza”, declarou o lutador.
Confiança para a luta
Mas, apesar de respeitar Nick, se engana quem pensa que Vicente irá demonstrar tal admiração no cage. Como essa é uma das lutas dos seus sonhos, ‘The Silent Assassin’ encara o compromisso com seriedade. Não à toa, o atleta ignora a última apresentação do veterano e projeta lidar com sua melhor versão no UFC. De todo modo, Vicente está confiante de que dará a volta por cima no MMA e se mostra seguro de ter as ferramentas necessárias para ser superior ao ‘bad boy’ em qualquer área. Assim como Diaz, o brasileiro é perigoso na trocação e no grappling.
“Não tem muito segredo, mas o que ele faz, faz muito bem. As combinações de boxe dele são muito fluidas, o jiu-jitsu dele é imprevisível. Não acho que seja o melhor, mas ele tem finalizações perigosas e gás. É uma luta de cinco rounds, acredito que isso foi exigência do Nick. Vejo essa luta muito na trocação. Acho que casa legal o meu jogo com o dele. Todo cara que parou na minha frente consegui botar muita mão. Ele faz isso, então acho que dá muito para explorar. Se ele quiser chão, sempre estou com finalizações afiadas”, concluiu.
Registro de Luque no MMA
Vicente Luque, de 32 anos, é um veterano do MMA. O atleta iniciou sua trajetória no esporte em 2009 e estreou no UFC em 2015. Atualmente, ‘The Silent Assassin’ se encontra na 14ª posição no ranking dos meio-médios da liga. Em sua carreira, o profissional construiu um cartel composto por 22 vitórias, sendo 19 pela via rápida (11 por nocaute e oito por finalização), dez derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Belal Muhammad, Jalin Turner, Michael Chiesa, Mike Perry, Rafael dos Anjos, Randy Brown, Thiago ‘Marreta’ e Tyron Woodley.