Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 19 (AFI) – Decidi hoje que vou fazer o texto do dia, como o fazia no “velho” esquema do Toque de Bola. É que tem tantos assuntos que gostaria de abordar, que só utilizando esse sistema de “notinhas,” vou poder falar sobre tudo o que pretendo. Então, vamos lá.
Começo pelo clássico, Corinthians 2 São Paulo 2. O Tricolor foi melhor, mas não conseguiu fazer o terceiro gol que lhe daria a vitória. Para o Timão, um ótimo resultado. Para o São Paulo, apesar de ter ganho apenas um ponto. Lembro que o jogo foi em Itaquera (fora de casa) mas, com o empate, aumentou sua incrível e já longa invencibilidade (12 jogos). Acho que ficou de bom tamanho.
________________________
- * Ao vencer o Grêmio, em Porto Alegre, o Botafogo carioca chegou a 19 pontos ganhos, e firmou-se como novo líder do campeonato. Bom lembrar, que o atual time botafoguense, é bem mais confiável e competente do que o do ano passado. Por isso, o considero um forte candidato ao título da temporada, apesar do campeonato estar ainda na sua décima rodada. Olho nele, portanto.
________________________
- * Depois de anunciar que estava indo para o Cruzeiro, de BH, Dudu afinou, depois de uma forte pressão das uniformizadas e agora já garante que ficará até 2025. Mas Leila Pereira, presidente do Palmeiras, disse que o negócio com o Cruzeiro está fechado, e que Dudu deve se apresentar ao clube mineiro. E mais. Leila disse que Dudu não interessa mais ao Palmeiras, já cumpriu sua missão no clube e precisa sair. “Eu não vou renovar o contrato dele. Está fora dos nossos planos”.
________________________
*Torcida Gaviões da Fiel criou um projeto para acabar de pagar o estádio de Itaquera. O projeto até é bom, mas a diretoria corintiana não pode aceitá-lo por que, se o fizer, estará aceitando sua própria incompetência. Na verdade, as últimas diretorias, não pagaram parte das parcelas mensais que o clube devia à Caixa Econômica Federal.
Como consequência, os juros fizeram com que os valores aumentassem, e o clube ficou ainda mais distante de quitar sua dívida. Por isso, eu insisto: já passou da hora da atual diretoria criar uma comissão de notáveis só para cuidar desse assunto. Não dá mais para “empurrar com a barriga” como a atual diretoria, e as anteriores, tentaram fazer.
________________________
- * Li hoje um comentário de um analista esportivo, colocando Renato Gaúcho como um dos três melhores treinadores do País. Também o considero bom treinador, mas seu momento atual é péssimo. Basta lembrar que o Grêmio é, neste momento, um dos quatro piores clubes do campeonato.
Vão alegar que ele tem dois jogos a menos, mas suas atuações nas últimas partidas foram tão ruins, que não dá para esperar uma recuperação em curto espaço de tempo. O Grêmio de hoje merece estar no Z4. Será só culpa do elenco, ou Renato também é culpado?
Em minha opinião, acho que ele tem sim, muita culpa., e muita. Sua postura atual, é só reclamar de jogar fora do estádio Olímpico, de não ter tempo para treinar, e outras desculpas que não vêm ao caso. Porque, na verdade, o Grêmio não está jogando nada. Já passou da hora de Renato pegar o touro a unha e começar a reagir. Como ele não o faz, não pode estar classificado entre os três melhores técnicos do País.
______________________
* Basta ler o noticiário diário na internet e todo mundo tem a visão exata de como no Brasil tudo é feito sem nenhuma programação antecipada e sem nenhuma preocupação de pagar as contas feitas pelo Governo Federal. Hoje saiu uma informação que, “depois de dez anos, nove dos doze estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014, ainda não foram pagos. As construtoras brasileiras, até já entraram com cobranças na Justiça há algum tempo mas, como a Justiça brasileira é lenta, nenhuma decisão foi tomada.”
Ou seja. Fizemos uma Copa do Mundo em estádios gigantescos e novinhos, mas até hoje não os pagamos. Então, por que o Governo Federal na época resolveu assumir essa responsabilidade, se sabia que não haviam recursos suficientes nem naquela época, nem depois, para pagar as obras que um torneio como esse que a FIFA promove a quatro anos???