• Home
  • Colunas
  • Blog do Ari – Uma mão amiga deve ser estendida a ex-atletas

Blog do Ari – Uma mão amiga deve ser estendida a ex-atletas

BLOG DO ARI

Campinas, SP, 5 (AFI) – Atacante Neymar e outros ex-atletas como o meia Rivaldo, centroavante Ronaldo Fenômeno e volante/zagueiro Edmílson tiveram a sensibilidade de criar, com recursos próprios, institutos e fundações visando atividades esportivas, culturais e sociais para crianças e adolescentes.

Soma-se a eles, em Campinas, um projeto que visa o amparo aos ex-atletas que precisam de ajuda através do poder público, com apoio para divulgação do ex-zagueiro do Guarani, Edson Magalhães.

O projeto ‘Casa do Atleta Campineiro’ já tramita na Câmara de Vereadores de Campinas, e visa o acolhimento, ressocialização, reinserção ao mercado de trabalho e outros benefícios ao ex-atleta que circunstancialmente necessite de ajuda.

Da mesma forma que o futebol serviu para garantir vida financeira estabilizada à maioria dos ex-atletas que passaram por Ponte Preta e Guarani, outros enveredaram por caminhos inconvenientes, e hoje sofrem as consequências, à espera de uma mão estendida.

No geral, apesar da questionável contribuição do legislativo de Campinas para correção de posições do executivo, certamente o projeto em curso será aprovado, e na sequência se discutiria eventuais fontes de sustentação, para que a responsabilidade de arcá-lo não se restrinja ao município.

INSTITUTOS E FUNDAÇÕES

Sem alarde, o Instituto Neymar Jr, fundado em 2013, tem capacidade para ajudar cerca de duas mil crianças, oferecendo educação, oficinas de idiomas, informática, leitura e incentivo de modalidades esportivas para crianças e adolescentes carentes da Praia Grande (SP).

A função do Instituto Rivaldo 10 é basicamente a mesma, com o diferencial de prestar serviço gratuito no Brasil e Angola, países em que ele atuou.

O Instituto ‘Criando Fenômenos’, iniciativa de Ronaldo, também não tem fins lucrativos e visa moradores das periferias de São Paulo, não se fixando exclusivamente em atividade esportiva. Aborda temas de diversidade, autonomia e desenvolvimento dos cidadãos.

EDMILSON

Desde 2005, o então zagueiro/volante Edmilson – pentacampeão pela Seleção na Copa de 2002 – desenvolveu instituto similar aos citados em Taquaritinga, a sua cidade natal, no interior de São Paulo.

VEJA MAIS

Presidente da PFL descarta interesse em Muhammad Mokaev

Ao que parece, não foram só as portas do UFC que se fecharam para Muhammad…

Ponte Preta vence o Avaí com o Uniforme 3. Veja as Notas!

Campinas, SP, 4 (AFI) – Na estreia do Uniforme 3, a Ponte Preta vence o…

Dana White anuncia as duas lutas principais do UFC 308; confira

Como já virou tradição, Dana White utilizou suas redes sociais para divulgar mais dois importantes…