No dia 6 de julho, Robson Conceição fez história ao conquistar o cinturão super pena (59 kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC). O título mundial, porém, rapidamente ficou em segundo plano quando a entidade revelou que iria revisar seu combate contra O’Shaquie Foster, devido ao equilíbrio e um suposto resultado polêmico – o brasileiro venceu na decisão dividida dos juízes. Após o suspense, a organização, na figura de seu presidente, Mauricio Sulaiman, anunciou, na última segunda-feira (22), que uma revanche imediata entre os pugilistas seria remarcada. Mantido no posto de campeão, ‘O Brabo’ quebrou o silêncio sobre o assunto.
Através de comunicado oficial enviado à imprensa, Robson ressaltou que não concorda com a decisão por uma revanche imediata, mas que, em respeito a entidade, acatará a medida e estará à disposição para medir forças com Foster novamente no ringue. Ciente dos trâmites neste tipo de caso, o boxeador brasileiro chegou a citar um caso similar em que, em 2021, perdeu a disputa de título para o mexicano Oscar Valdez e apelou para que o combate tivesse sua pontuação revista. Apesar da contestação à época, o resultado do duelo não foi alterado, tampouco uma revanche imediata encaminhada.
“Entendo a frustração de O’Shaquie Foster e de seus fãs, mas acredito firmemente que o ringue não mente. Cada luta é uma oportunidade para mostrar quem somos e o que somos capazes de fazer. Embora eu não concorde com a decisão da WBC de ordenar uma revanche imediata, respeito a autoridade e o processo do Conselho. Digo isso especialmente porque não tive o mesmo tratamento quando enfrentei Oscar Valdez, em uma polêmica ‘derrota’. Estou pronto para qualquer revanche e prometo que darei o meu melhor, como sempre faço. No final, é o trabalho duro e a dedicação que falam mais alto. Estou ansioso para voltar ao ringue e mostrar, mais uma vez, a força do boxe brasileiro. Nos vemos no ringue, Foster“, destacou o pugilista baiano.
Tira-teima ainda em 2024?
Em contato com a equipe de reportagem da Ag Fight, antes do parecer oficial da WBC, o empresário de Robson, Luiz Fernando Menezes, indicou que o plano inicial era promover a primeira defesa de título do brasileiro em novembro. O retorno rápido aos ringues foi corroborado pelo próprio pugilista, através das redes sociais, com direito a uma leve alfinetada em O’Shaquie (veja abaixo ou clique aqui).
“Pare de chorar e venha lutar! E dessa vez, não corra. Te vejo no final do ano, O’Shaquie Foster. Vamos ver quem é quem quando o gongo tocar. Eu sou O Brabo”, escreveu Conceição, em sua conta oficial no ‘X’ (antigo Twitter).
Aos 35 anos, Robson Conceição se tornou o primeiro brasileiro a se sagrar campeão olímpico e mundial de boxe. Como profissional, ‘O Brabo’ detém um cartel de 19 vitórias, duas derrotas e um empate. Por sua vez, O’Shaquie Foster é dono de um currículo de 22 triunfos e três reveses na nobre arte.
“Stop crying and come to fight! And this time, don’t run. See you at the end of the year. Let’s see who’s who when the bell rings. I am OBRABO.” @OshaquieFoster @wbcmoro @trboxeo @trboxing
— Robson Conceição (@RobsonR60) July 23, 2024