Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 4 (AFI) – O Santos perdeu seu segundo jogo seguido na Série B do Brasileirão 2024 (agora já são 3). Diante disso, um sinal de alerta surgiu para o time de Fábio Carille que, nos últimos dois jogos, deixou muito a desejar no que realizou dentro de campo.
Diante do América Mineiro (jogo anterior), o time foi envolvido até com facilidade pelo ataque adversário e perdeu um jogo onde foi inferior ao adversário nos dois tempos da partida. Já na partida diante do Botafogo, de Ribeirão Preto, na última segunda-feira, houve falhas inaceitáveis no miolo e zaga, no meio de campo principalmente, no ataque.
DUPLA NÃO FOI BEM
Na zaga, Gil e Joaquim, que dificilmente cometem erros, desta vez, produziram um futebol bem inferior ao que estão acostumados. No meio campo, Diego Pituca, que é sempre o jogador mais criativo, não teve a mesma inspiração. E, no ataque, Willian Bigode fez pouco e mostrou que está em baixa. Talvez ele até nem mereça ser titular do time nesse momento.
São problemas que o técnico Fábio Carille, que eu considero muito competente, precisa resolver logo. Ou resolve, ou o Santos, que até outro dia era líder isolado do campeonato e nesse momento já está em terceiro lugar, pode despencar de vez na tabela de classificação e se afastar perigosamente dos quatro primeiros lugares na classificação geral do campeonato.
PAULISTAS FORA DO G-4
Mas se cobramos o Santos, que é o terceiro colocado na classificação geral da Série B, não podemos deixar de cobrar os outros paulistas que disputam a Série B. Depois do Santos, que, como disse, é terceiro colocado, o segundo paulista na classificação geral é o Mirassol. O Novorizontino também tem 11 mas é o décimo primeiro colocado.
A Ponte Preta está em décimo terceiro lugar com apenas 9 pontos ganhos em oito jogos. O Botafogo, que venceu o Santos, subiu para 7 pontos, mas é pouco, para um time que já se nivelou aos grandes no futebol paulista. O Ituano, por sua vez, está com 6 pontos em 17º lugar e, o Guarani, de Campinas, é “apenas” o último colocado na classificação, geral, com 4 pontos ganhos em oito jogos disputados.
PAULISTAS AMEAÇADOS
Ou seja, nada menos do que três clubes paulistas estão bastante ameaçados pelo descenso (Botafogo, Ituano e Guarani) nesse momento. Algo inaceitável para um futebol que já foi considerado um dos mais qualificados do País. E o que é pior. Dos sete clubes paulistas que disputam a Série B, neste ano, só o Santos ainda briga forte para ficar entre os quatro primeiros colocados.
Os demais, lutam apenas para se manter na Série B, o que é muito pouco pelo que já conquistaram no passado. Diante deste triste realidade, vem a pergunta: por que o futebol de São Paulo está tão mal das pernas nas últimas temporadas? É um assunto complexo, que merece franco debate entre as partes interessadas, até que uma solução surja para essa triste realidade.