Campinas, SP, 14 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série B tem sequência neste meio de semana com a disputa da sua quinta rodada. Para o torcedor paulista a maior atração será, sem dúvida, o confronto entre Ponte Preta e Santos, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
O Peixe é terceiro colocado da competição com 9 pontos ganhos, enquanto a Macaca ocupa a décima segunda colocação, com 5. Em tese, o Peixe, que tem mais time, poderia ser indicado como favorito da partida, mas como o jogo será no estádio da Macaca, as coisas ficam mais equilibradas e a Ponte também aparece em condições de surpreender a bem armada equipe de Fábio Carille.
Não está fora de cogitações também um empate entre os dois clubes que vão protagonizar esta partida. Só para confirmar: este jogo será disputado na quarta-feira, dia 15 de maio, a partir das 21h30 e fará parte de uma rodada completa.
COMEÇA NA TERÇA
A quinta rodada, na verdade, começa nesta terça-feira, dia 14 de maio, às 21h30, com dois jogos. Em Ribeirão Preto, o decadente Botafogo recebe a Chapecoense, numa partida onde não há como se indicar um favorito. Em Curitiba, o Coritiba recebe o fragilizado Guarani, em outra partida onde tudo pode acontecer.
Em Goiânia, o Vila Nova recebe o Novorizontino, num jogo equilibrado. Em Florianópolis o Avaí tenta embalar contra o CRB.
Quarta-feira, dia 15, às 19 horas, o Ituano que é o lanterna, tenta reagir diante do fortíssimo time do Sport Clube Recife, líder isolado. Aposto todas as minhas fichas na equipe pernambucana. Em Belo Horizonte, o América mineiro tenta faturar mais três pontos em seu estádio diante do Mirassol. Um jogo difícil para os dois times, onde, o fato do América jogar em casa pode ajudá-lo a ganhar a partida.
Em Brusque, Santa Catarina, o Brusque enfrenta o Operário, de Ponta Grossa (PR). O visitante parece mais perto da vitória. Às 21h30, em Campinas, jogam Ponte Preta e Santos (como disse acima). No mesmo horário, o Paysandu recebe o Goiás, num jogo onde tudo pode acontecer. Em Fortaleza, o limitado Ceará enfrenta o Amazonas, que é franco atirador e, de repente, pode até surpreender.
Antes destes jogos, a Classificação geral do Brasileirão da Série B está assim:
Clube com a defesa menos vazada – Goiás, apenas 1 gol contra em quatro rodadas.
Melhor ataque do campeonato – Sport Recife, com 10 gols marcados em quatro jogos.
EXPECTATIVA GERAL
Esta será, como disse, a quinta rodada da competição. Assim que ela terminar, ainda vão faltar 33 para o campeonato chegar ao seu final (na última semana de novembro). Isso, em tese, porque com o adiamento dos jogos dos clubes do sul do País, o campeonato pode precisar de mais datas e entrar pelo mês de dezembro adentro.
O problema, segundo a CBF, só será resolvido no dia 27 de maio, quando haverá um diálogo entre representantes da entidade e de todos os clubes participantes da Série B. E assim mesmo, se esse problema não for ampliado com o prolongamento da fase de chuvas e até terremotos que vem assustando a população de todo o sul do País nos últimos dias.